segunda-feira, 23 de abril de 2012

uma prestação de contas



                               Diácono e Seminarista JHONY TRAJANO. 
Mensagem em romanos: 14: 10-12. 
Tema: acertando as conta com o dono. 
Romanos: “10- tu, porém, Por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos comparecermos perante o tribunal de DEUS. 11- como está escrito: por minha vida, diz o Senhor, diante te de mim se dobrará todo o joelho, e toda a língua darão louvores a DEUS. 12- Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a DEUS.

Introdução: 
Tribunal, o que se passa no tribunal? Será que uma pessoa levada ao tribunal se sentiria bem, talvez não sendo ela levado pra se explicar algo de errado, ela pode poderia pensar, e agora o que vou fazer? No tribunal dos homens, você tem um advogado de defesa, que lhe ajudara alegando que você fez algo de errado por esse ou aquele motivo, motivo esse que não será tão grave ao ponto se culpado, nos presídios detentos alegam que são inocentes das acusações referidas a eles, e que eles deveriam se libertos, isso por que a prisão não e um lugar bom, muito menos para quem tem sua consciência livre de qualquer culpa, o réu tem um advogado de defesa, um promotor de acusação, um júri atendo as palavras proferidas ao réu, um escrivão anotando tudo o relato, das testemunhas de defesa e acusação, um público hostil uma família querendo justiça e um juiz a da sua sentença final.

1º ponto: a reafirmação de cristo. 
No texto Paulo escreva aos romanos, reafirmando tudo o próprio cristo disse em Lucas 6: 37- não julgueis e sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoeis e serás perdoado. Paulo diz aos irmãos nestes versos, que se porventura eles estão julgando os seus, poderiam se julgados também, e se desprezavam os seus seriam desprezados, ele afirma que Jesus nos ensina, não temos o direito de julga a ninguém, e referendos se a julgamentos precipitados e julgamento de mau desprezo, como sendo uma pessoa sem pecado que não faz nada de errado, na bíblia estar escrito que todos pecaram e carece da gloria de DEUS.

 Aplicação: Por quer eu não vejo só os meus problemas? por que eu tenho esse mal costume de olha para a vida alheia, e não vejo o que pode acontecer comigo ou dentro da minha casa com os meus , eu tenho que estar centrado no que mais mim interessa aminha própria vida e claro que quem tem telhado de vidro não pode atira pedras para cima, o futuro e desconhecido e posso não se um exemplo bom nu futuro, basta viver minha vida e só ela e tudo que eu tenho.

2º ponto: o tribunal. 

 Esse tribunal que o apostolo fala, será como conhecermos um tribunal que passa nos referido filmes e seriados, de TV? . Em 1º João 2: 1. Diz: filhinhos meus, estas cosas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pegar, temos advogado junto ao pai Jesus cristo, o justo. Isso nos da uma idéia de que Jesus advoga por nós, e ao mesmo tempo ele estar a nós observa cada momento, Por isso o texto nos diz que compareceremos diante do tribunal de Deus, para uma prestação de contas, a parábolas dos talentos também e uma síntese deste julgamento e terá como sentença na vida eterna um refrigério ou tormento.

Aplicação:

como se ver em filmes e novelas, a seriedade e que um tribunal de justiça, caso alguém entre em súbita falta de desrespeito e levado a retenção, caso não se der a ordem, todos os acusados tem um advogado de defesa, ninguém e obrigado a falar sem seu advogado, ele pode avalia as perguntas proferidas a Você, sem coerente ou não, para uma boa defesa sua seu advogado tem que conhecer você bem e seu processo, e nisto que Jesus e mestre ele ti conhece muito mais que você pode imaginar ele sabe os seus pontos fracos e como lhe ajudar a passa por todo o problema da sua vida, mais como pode lhe ajudar você falando tudo a ele, mesmo que ele saiba do se passa mais você tem que clamar por sua ajuda, e não pense que ele não saiba você precisa dele porque ele e o melhor par sua defesa junto ao pai que pode e com justiça sua causa.

3º ponto: se dobrará e confessara que ele e DEUS. 

Todo joelho se dobrará e confessará e o louvara dizendo que ele e DEUS, isso não vai ser um forma voluntaria, isso será uma declaração de reconhecimento de quem ele é, DEUS poderoso, amoroso, e zeloso. Todos que estiverem neste grande acontecimento do reino de DEUS, ao poderá se esquivar e não comparece, ele e poderoso e todos os que serão acusados de seus crimes e falhas lhe darão louvores porque reconheceram que ele e justo e sua acusação a justam Por suas falhas ao longo de vida.

Conclusão: 

se dobra a alguém, uma atitude de humilhação, mais poderemos se humilhar perante deus? Claro que sim e devemos no texto de, 2º crônicas 7: 14 diz: E se o meu [povo], que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Deus tem que condenar um povo que não que ser restaurado, Deus sempre foi à busca do homem, levantando seus profetas e lideres para levar ao homem a um retorno o seu Deus criador.

seminarista  jhony

Nenhum comentário:

Postar um comentário